Project details
Artista
Ryan Trower
Ano
2019-2020
Category
Entrevista, Fotografia
A fotografia de Ryan Trower, salta à vista pela inquietante simplicidade. Em conversa com o fotógrafo inglês, o próprio admite ter um gosto especial em fotografar espaços que lhe sejam pouco familiares e é precisamente essa índole que torna todo o seu trabalho mais rico e capaz de enaltecer o poder da fotografia quando não é colocada em meios puramente comerciais. Este último factor é responsável pela decisão de seguir mestrado em fotografia documental no próximo ano.
Nuclear Marsh é um projeto fotografado em Dungeness, no sudeste de Inglaterra, cuja história e composição topográfica nos intriga pela invulgaridade. História essa marcada pela proteção contra os franceses na altura das invasões, construindo as chamadas Martello Towers que ainda hoje lá se encontram içadas. Também em Nuclear Marsh podemos denotar uma das inspirações atuais de Ryan, New Topographics: Photographs of a Man-Altered Landscape, que se foca na alteração da paisagem urbana americana em meados dos anos setenta e nela podemos constatar a fotografia arquitetónica mas essencialmente transitória.

Nuclear Marsh

Nuclear Marsh
Em European Public Complexes Ryan celebra o distanciamento europeu que viveu durante o seu crescimento e também o distanciamento que agora vive dado o Brexit. Não resiste fazer a comparação entre aquilo a que gostava que o seu país se assemelhasse e aquilo que lhe substancialmente falta.

European Public Complexes

European Public Complexes
Por fim, Corporate Blandness Directorate (adaptação de Ryan à conhecida sigla CBD para Central Business District) apresenta uma interessante visão sobre o carácter quase que anónimo dos imponentes edifícios , cujo design se vê rendido à diretoria, que compõem o Central Business District londrino.

Corporate Blandess Directorate
Nota de agradecimento a Ryan Trower que se mostrou sempre muito disponível à entrevista com a SURREAL.
Thank you very much Ryan! @ryan_trower on instagram