Digital, Entrevista

Murat Yıldırım – paradoxo surreal

Project details

Artista

Murat Yıldırım

Ano

2018-2020

Category

Digital, Entrevista

“É impossível um pintor parar de pintar” diz-nos o artista turco Murat Yıldırım que se dedicou à pintura tradicional durante dez anos e só depois enveredou pela criação digital, que no início funcionava como uma fusão entre as duas frentes. Desenvolvendo um interessante método de inspiração, que classifica como sendo uma “equação invertida” visto que encontra a inspiração enquanto cria e a mesma surge como recolha das imagens subconscientes, é capaz de involuntariamente passar sempre uma mensagem. Assim, ainda que não seja uma preocupação acrescida, a mensagem vem sempre ao de cima apontada de diversas perspetivas, por diversas pessoas.

 

Stairs é uma coleção extremamente interessante, inspirada em Escher, que se debate com o efeito paradoxal das escadas, aliado à cadeira solitária. Murat opta pelo uso da cadeira como sendo um objecto inanimado que traz ao panorama retratado uma dinâmica de reflexão, afirmando ainda que é possível “retratar uma criatura apenas desenhando um objecto que a mesma usaria“. O artista tenta salientar o carácter contraditório das escadas, que simultaneamente nos levam em direções opostas, e tenta passá-lo para a vida real numa curiosa analogia.

 

Greenland Dream assemelha-se a Stairs na medida em que faz novamente uso da cadeira isolada, ainda que com um outro intuito, e é capaz de manter uma palete de cores e paisagem agradavelmente calma. Aqui, Murat tenta representar interiores que, envolvidos pelo silêncio e frio próprio da região, transpareçam ao recetor uma sensação imersiva e só. A cadeira suscita uma necessidade introspectiva fruto da conjugação de todos os estímulos a tal e afirma ainda: “Acredito que deixar as pessoas sozinhas pode acontecer com apenas uma cadeira“.

 

Surgirá uma segunda versão desta coleção, Greenlands Dream II, e trará um novo mundo repleto de novas questões

A Dream é assumido pelo artista com o seu “pico no surrealismo”. Em todas as outras criações, Murat tentou ligar a lógica à imaginação, nesta deixou a segunda suprimir a primeira com imagens representativas de animais que ajudam a compor um sonho imaginativo e surreal.

 

 

Durante a entrevista à SURREAL houve uma passagem particularmente pertinente em resposta a uma pergunta sobre o futuro: “A única coisa que me motiva é o facto de nunca estar satisfeito com o meu trabalho. Sei que no dia em que esteja, deixo de produzir. Por essa razão, defendo que artistas devem continuar a criar a sua arte para sempre, ao invés de ver a criação como competição em busca do sucesso. Creio que não há artistas bem ou mal sucedidos, há sim artistas reais ou populares. Tento sempre mover-me em direção à arte que é real.”

 

Çok teşekkür ederim murat!!

https://www.behance.net/muratyildirim  e https://www.instagram.com/muartive/

(Todas as citações foram traduzidas do inglês)

 

 

Share on
Next

Kata Geibl