Pintura

Hirémy-Hirschl e a Mitologia

Project details

Artista

Adolf Hirémy-Hirschl

Ano

1886-1933

Category

Pintura

Com o avanço do modernismo, o simbolismo ficou na sua época parcialmente limitado mas tal não impediu o surgimento de grandes artistas, nas mais diversas áreas, que nele se refugiaram. Adolf Hirémy-Hirschl foi um pintor húngaro que deu especial ênfase à reconstrução mitológica e a partir dela reescreveu o que nela mais o fascinava, retratando geralmente Deuses e momentos de conflito. Certos detalhes como a frequente utilização de um tecido transparente azul a cobrir uma parte do corpo e a analogia à mulher morta tornam a pintura de Hirémy-Hirschl mais interessante, extremamente rica e invulgar dentro da corrente francesa.

Dos seus quadrados mais importantes destacam-se:

 

 – The Birth of Venus (1888), fazendo capa dest artigo e seguindo a teoria de que Vénus nasce da espuma do mar – tal como Alexandre Cabanel e primeiramente Botticelli preconizaram – ao invés do nascimento fruto da relação de Júpiter e Dione

– The Tomb of Achilles (1910), particularmente intenso devido à conotação mitológica que acarreta. Nereidas choram a morte de Achilles, filho de Thetis, num cenário de mar revolto.

 

The Tomb of Achilles – há quem defenda que o lençol azul representa as lágrimas das 50 nereidas

The Birth of Venus – detalhe

 

Share on
Previous

Diálogo obra – meio

Next

Luftwerk – Geometry of Light